domingo, 14 de fevereiro de 2010

Porque voto distrital?

No Brasil existem eleições majoritárias, que elegem o presidente, governadores, prefeitos e senadores. Ganham as eleições os candidatos que receberem mais votos.

No Brasil também existem eleições proporcionais, que elegem os deputados federais, os deputados estaduais e os vereadores. Naturalmente, pensamos que ganham estas eleições quem tem mais votos, mas não é assim. Ganham as eleições os cabeças de chapa dos partidos que receberam uma quantidade de votos superior ao quociente eleitoral.

Entendeu? Que bom, porque não é tão fácil de entender. Aliás, é tão difícil, mesmo para pessoas com grau de instrução significativo, que, na minha opinião é mais fácil mudar o sistema de proporcional para distrital, do que explicar à população como é a apuração das eleições. E que estão sendo enganadas ao escolher o "melhor candidato".

Numa eleição proporcional, falar em votar no melhor candidato, na minha opinião, é enganação, porque a apuração não é como a majoritária.

Exemplo: Nas últimas eleições em Belo Horizonte, o quociente eleitoral (número mínimo de votos por cadeira de cada um dos 41 vereadores) foi de aproximadamente 29.000 votos. Mais de 1000 candidatos. Os vereadores eleitos receberam, no total, menos de 25 % dos mais de 1 milhão de votos válidos. Os demais 75% dos votos necessários para completar o quociente eleitoral vieram dos votos de outros candidatos do partido, o voto de legenda. Votos de pessoas que votaram ingenuamente em um dos outros bons 950 candidatos....

Por isto sou a favor do voto distrital. Cada partido poderia, por exemplo, indicar um único candidato para cada distrito. Desta forma a apuração seria igual à majoritária, mais fácil de entender.

Sou a favor do voto distrital puro. Só para vereadores. Deixemos os deputados para depois...se não complica.

A PEC523 do voto distrital misto pode ser votada em breve. Se tiver interesse, veja os links na coluna da direita do Blog. E divulgue.

David de Hollanda Vianna - dvianna3@gmail.com

4 comentários:

  1. A reforma política pode começar pelo voto distrital para vereadores

    ResponderExcluir
  2. Para se elegerem, os deputados contam com a nossa ignorância sobre a apuração das eleições proporcionais.

    ResponderExcluir
  3. Voto distrital para deputados talvez só seja aprovado se for misto. Mas para vereadores o voto distrital pode ser puro!!

    ResponderExcluir
  4. Em Minas Gerais, na eleição para deputados estaduais de 2006, apenas dois deputados conseguiram o quociente eleitoral. Quem sabia de algo assim?

    ResponderExcluir